quinta-feira, 23 de agosto de 2007

UMA DIARISTA

Quem não tem queria ter, uma igual, mas igualzinha, sem nenhum defeito de fábrica, diga-se de passagem. Aqui em casa temos uma diarista, ela é uma batida forte de Marinete, Pôia, Ipanema e Dalila.
Marinete porque vive encrencada, sempre com problemas e metida em confusões, Pôia devido a sua pouca instrução escolar, me solta umas pérolas fabulosas, mas com todo respeito é digna de riso, Ipanema porque tem a força de um homem e não se recusa a nenhuma tarefa por mais força que possa exigir e Dalila devido suas crenças, acredita em tudo, é católica, mas vive atrás de simpatias e coisa e tal.
Pois vocês já devem imaginar! Comédia é pouco. Ela é alegria personificada! Quer ri e descontrair com as bestialidades da vida? Aqui em casa é só esperar o dia que ela vem, sem dia marcado óbvio, pra ela, deu na veneta é o dia dela. Minha mãe tem inteira confiança nela, não só minha mãe, mas todos que aqui residem. Ela está aqui faz muito tempo, aliás, desde do interior, quando morávamos lá. Depois que viemos pra cá tínhamos a necessidade de ter alguém para cuidar de fato da casa e ela como já morava aqui foi à candidata escolhida por unanimidade. Ela desempenha suas funções com bastante empenho. Aqui todos têm verdadeira adoração por ela e ficamos aqui esperando qual o dia que ela vem e qual a novidade que ela trará. Um verdadeiro baú de conhecimento popular. Moradora de um bairro com má fama aqui de aju, mas que na visão dela é o melhor bairro de se morar. Incorpora de fato uma líder comunitária, e olhe que já namorou o líder da comunidade e hoje sofre de amor por ele, pois a situação entre os dois chegou ao fim depois que ele a trocou por uma menina mais nova. A história de vida dela daria aqui um livro, pois acreditem, toda vez que vem exercer suas funções aqui em casa ela traz novidades. Como toda mãe de família de classe baixa, ela tem seus problemas e olhe não são poucos não, por exemplo, ter que sustentar duas filhas e uma neta, recentemente recebe a notícia que vem mais uma outra neta, e seu genro que está desempregado e vive bebendo, ressalto aqui que a filha mais velha não passa dos 16 anos, mas o que nos impressiona é a forma como ela lida com tais situações. Não se esquiva a nada, tem uma característica marcante que é a sua persistência. Todos conhecidos que aqui freqüentam e conhecem a família Conceição adora ouvir o que ela tem a contar, todos se reúnem onde quer que ela esteja, no quarto, na cozinha, na sala e até no banheiro. Uma verdadeira sumidade. Dignidade é seu sobrenome, sempre prega e faz jus aos seus preceitos de mulher. Aqui quem chega e quem ela não conhece passa por uma bateria de perguntas, ela já faz parte da família, ela quer saber toda a procedência do indivíduo. Idade, residência, CPF, RG, CEP, caixa Postal e assim por diante. Temos verdadeiramente sorte em tê-la aqui, pois além de cuidar da casa ela cuida de todos nos, sempre com uma palavra sábia. Seu maior sonho é aparecer na TV, participar de algum programa da Globo, ela quer ver e ser vista e como todo brasileiro, tem o desejo de ter sua casa própria e sonha em ganhar na sorte a esperada casa, pois com seu salário não ver por onde adquirir esse sonho.
Eu já disse que quando casar ou sair de casa a quero junto a mim, pois digo que não saberei cuidar tão bem de uma casa como ela cuida.

Por: Alisson Meneses de Sá

Nenhum comentário: