terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

MINHAS LEITURAS

Desde o finalzinho do ano passado que venho deixando de lado um dos meus grandes vícios que era a leitura de várias obras ao mesmo tempo, onde lia um capítulo de um livro depois passava pra outro às vezes completamente diferente. Pude perceber que a assimilação não era por completo, ficava a desejar algumas coisas por conta do meu envolvimento com os textos que eu acabava de ler, passando para um outro. Sempre gosto de me envolver nas leituras, seja ela de cunho literário ou de cunho histórico, às vezes uma leitura de domínio popular. Depois de perceber que cada leitura deve ser conduzida em seu instante, a cada momento, pude perceber que a leitura ficou muito mais prazerosa, muito mais instigante, onde verdadeiramente posso me sentir dentro dos fatos e dos contos, coisa assim é percebida quando ouso escrever, onde constantemente uso alguns personagens para ludibriar alguns leitores mais íntimos, deste que vos escreve, e em muitos casos dando um tom cômico ao que poderia ser trágico. A leitura sempre me fascinou desde criança, quando me via fascinado nas histórias de Maurício de Souza e a turma da Mônica, adorava receber revista em quadrinhos de presente, quando meus pais viajam pra capital e traziam consigo alguns gibis, ficavam irradiando de alegria. O que na verdade isso só me trouxe favorecimento, pois até hoje nutro essa mesa alegria quando recebo de presente alguma leitura, pode ser ela até de péssimo gosto, mas pra mim pode até se tornar uma obra prima. Certa vez conversava com uma amiga onde ela questionava que presentear homem era muito difícil, me tomando como exemplo, pois achava que eu tinha sempre um gosto um tanto quanto peculiar, mas mostrei que a coisa não é tão difícil assim como ela desenhava, pois adorava receber livros, qualquer coisa que eu pudesse ler. De mau gosto essa minha amiga me disse que ia me presentear com uma história de Cordel, achando ela que eu ia reclamar e dar chilique, errou a pobre, mal sabia ela que tenho paixão pelos contos de cordel, haja vista do meu desempenho na faculdade quando escrevi peças teatrais, tendo sempre um teor cordelista, obviamente ela ficou impressionada quando mencionei meu cordelista preferido que é José Firmino, que possui uma banca no Mercado Central, com várias obras de autoria própria e mais espantada ela ficou quando disse que freqüento a sala de Cordel na Biblioteca Epifânio Dórea, que possui mais de trezentas obras para consulta. É fato que adoro chocar as pessoas, pois muitos me tomam como alguém vago e alienado. Enganam-se, pois sou uma leitura ambulante.

Por: Alisson Meneses de Sá

Nenhum comentário: