terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O INÍCIO DA PESQUISA

Como tudo na minha vida se inicia como quem não quer nada, assim de forma que menos possa esperar, foi daí que surgiu, assim de repente, lendo uma matéria da Revista de História da Biblioteca Nacional, uma matéria que se debruçava sobre a leitura das tatuagens e sua concepção artística, desde a cultura dos índios até os dias atuais com técnicas mais sofisticadas e permanentes. Foi como uma luz no fim do túnel esse achado tão especial tendo como autor Tony Marques que é jornalista e editor do Fantástico, programa dominical da Rede Globo e autor também de Brasil Tatuado e outros mundos, obra essa que ainda passará pelas minhas mãos para um processo de avaliação e inclusão dos vários aspectos cognitivos que a arte na pele pode trazer. Após muito pensar, após ler a matéria, me vi completamente impulsionado em me desbravar por esse caminho da história cultural, já me debulhando em leituras referenciais desse processo antropológico que está embutido nas artes, nesse caso a tatuagem. Fazendo assim um retrocesso, indo buscar lá atrás através de documentos, bibliografias, imagens, todo tipo de gravura uma vez deixada pelo homem, para poder explicar hoje o significado das marcas permanente da tatuagem, hoje tido como moda e tempos atrás marginalizados. O foco da pesquisa estará evidentemente por uma questão de estética regional, vinculada ao pequeno estado de Sergipe, desenhando com isso toda a história da tatuagem uma vez aqui estabelecida, buscando referência oral e documental, saindo da periferia até o centro urbano para enriquecer de forma concisa todo o objetivo da minha pesquisa historiográfica. Que me perdoe a Pedra da Paciência com o processo de tombamento que pretendia desenvolver inicialmente e que me perdoe mais recentemente François Hoald, artista plástico sergipano, na qual estava profundamente ligado através de suas obras em estado de esquecimento. Aqui compartilharei com todo achado da minha pesquisa, divulgando através de textos, fichamentos, resenhas, enfim, documentos que possam no final de toda pesquisa, sustentar um trabalho de conclusão de curso, como também, me oferecer à chave para entrada no curso de mestrado em História da Arte.

Por: Alisson Meneses de Sá

Nenhum comentário: