quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PRESSÃO ALTA / HIPERTENSÃO

Sabe quando você se sente imbatível, um verdadeiro super-homem a lá nordestino? E de repente se ver sem nenhuma força e sendo capaz de ser destruído por uma formiga, e não a formiga atômica e sim uma formiga comum, indefesa. E foi assim que por hora senti ao saber que sofro de hipertensão e dig-se de passagem, gravíssima, com pressão de 14/9, um caso extremamente arriscado. Após uma bateria de exames que rotineiramente sou submetido levo esse choque imediato, a priori não tomei como um fato de urgência, mesmo após todo um aparato médico que tive, inicialmente. Somente tomei a noção do risco que corro com essa tal de hipertensão gravíssima quando fui pesquisar sobre as mazelas que por ventura pode acontecer caso eu não tenha um cuidado mais específico, como por exemplo, uma morte súbita, pois a tal doença é conhecida ou apelidada por “morte silenciosa”, que vai generalizando sem dá nenhum indícios aos portado e de repente este pode ser apreciado com infarto, infarto este que casualmente não poderá ter uma solução instantânea e lvar conseqüentemente a morte.
Jamais pude perceber que tal situação poderia me deixar tão preocupado, estou agora correndo para manter regular minha pressão. Descubro que esse problema é um presente familiar, nunca tinha me dado conta, pois meu avô já se submeteu por três vezes a operação cardio vascular, minha tia desde de 9 anos sofre desse mal também, então obviamente, seguindo a linha genealógica eu ou meus irmãos estavam propensos a herdar essa patologia familiar. Fui agraciado.
Mas agora é correr contra o tempo, saber ponderar nos meus hábitos alimentares e corriqueiros do dia-a-dia, poupar o máximo possível de sal, e começar a fazer exercícios específicos. Bebida alcoólica praticamente será nula, só em ocasião muito, mas muito importante, seguindo as normas da etiqueta. Colocarei meu plano de fazer Yoga nesse período, já tinha interesses após fazer algumas aulas, mas o tempo das minhas ocupações ia de encontro com o horário da yoga, agora, tenho por obrigação separar e abdicar de tais exercícios, pois mais vale ter uma vida saudável e viver mais do que se acabar de trabalhar pra um bem estar momentâneo e uma rápida passagem nesse plano terrestre.
Agora só me resta aproveitar mais a vida e me cuidar!!!!

Por: Alisson Meneses de Sá

Nenhum comentário: