terça-feira, 10 de março de 2009

TATUAGEM NA REDE


Ainda me debruçando sobre as pesquisas com referência a história da tatuagem no estado sergipano, obviamente com o fácil acesso e as rápidas informações que a internet nos oferece resolvi buscar no Google, um site de procura bastante popular, que me deu informações acerca o que desejava pesquisar. As primeiras informações são por demais válidas, pois o referido site me mostrou um outro site, este especificamente sergipano, e o que me deixou mais satisfeito foi quando me deparei com o site do tatuador mais conhecido no estado de Sergipe, o Marku’s Tattoo onde na década de 90 fez sucesso no ramo de tatuagem. Adentrando o site, logo de cara, notamos o estilo que personifica a figura do próprio Marcos, que possui estilo de roqueiro, vestindo sempre de preto, cabelos cumpridos, adepto do Heavy Metal, assim seu site se apresenta com configurações obscuras e algumas figuras de entrada identificáveis, poissuindo no seu arcabouço alguns links informativos, vamos a eles. No link inicial a história da tatuagem é contada não de forma minuciosa e sim superficial, são relatos que ao se pesquisar ainda na internet se percebe que a produção foi difundida, e sobre esse tópico estarei me especificando um pouco mais em outra publicação. No link seguinte existe algumas perguntas que são freqüentes para quem deseja fazer alguma tatuagem e cria algumas neuras ou na verdade sentem-se despreparadas, são no total 14 questionamentos que o próprio Marcos responde. No terceiro link ele se identifica como tatuador, expõe algumas tatuagens já feitas como também deixa a mostra tatuagens feitas por Érico, também tatuador que trabalha no mesmo espaço de Marcos. No link seguinte também denominado de Link um aviso denuncia que em breve estarão disponíveis endereços sobre a tatuagem na Internet. Onde fica claro que o site também oferecerá informações de outros sites relacionados ao tema tatuagem. Mais um link com o contato com os tatuadores e por último tem o link principal, que leva você a acessar outro link como nome de ENTTRE onde você volta pras exposições da tatuagem dele e do Érico, na página principal também você observa algumas frases de bastante poder de influência como: TATUAGEM: vontade de muitos, coragem de poucos, privilégio de alguns! Observamos ainda neste mesmo link um texto onde ele, comercialmente, alto se promove: Experts em introduzir na derme desenhos e ilustrações, especialistas em trabalhos artísticos em linha fina,cobertura de cicatrizes e correção de tatuagens mal acabadas, variedade em desenhos,esterilização total através de AUTOCLAVE, material totalmente descartável.Tatuadores Marcos e Érico. A Marku’s Tattoo House está localizada na Rua Capela, 68-A – Centro de Aracaju - Próximo à Catedral Metropolitana. Tel.: (79)3214-5030 - E-mail: markustatto@bol.com.br. Segue link do site: http://www.markustattoo.hpgvip.ig.com.br/

Por: Alisson Meneses de Sá

domingo, 8 de março de 2009

A VEZ DE DAGOBERTO

Era um quarto em péssimo estado de conservação de um motel, alguns preferiam chamar de pousada, localizada no centro da capital. De dentro do quarto via-se o neon que identificava a pousada que acendia e apagava com uma certa freqüência. As pessoas que a freqüentavam não costumavam se demorar muito no uso dos quartos, no máximo permaneciam duas horas ou até saciassem seus apetites e desejos sexuais, em muito com prostitutas que se disponibilizavam naquela redondeza a fazer vida, algumas já em acordo percentual com o dono da pousada abocanhava seus fregueses em quartos já escolhidos por elas. A movimentação se dava a partir da quinta-feira, o entra e sai em demasia dava muito trabalho á recepcionista, gorda e com maquiagem em excesso na face e também amante do proprietário, como também ao pessoal da limpeza, que antes de colocar no cesto de roupas sujas para seguir em direção a lavanderia olhava duas a três vezes os lençóis e as fronhas, não encontrando nenhuma marca de sujeira os lençóis retornava para o colchão e o quarto ficava disponível para o próximo cliente.
Encostado na mesinha que ficava no canto do quarto com duas cadeiras, em péssimo estado, para por ventura caso os clientes desejassem realizar alguma refeição, trazidas pelos próprios, pois a pousada não forneciam nenhum tipo de alimentação, Dagoberto tragava o cigarro com bastante ânsia, olhando em direção à cama, completamente desforrada e em cima da cama, completamente despida, estava Dayse, morena de altura mediana de corpo nada expansivo como é a preferência de Dagoberto, Dayse era esculturalmente bem feita, sem barriga e com cochas bem delineadas, seus cabelos eram tão preto e brilhosos quanto as penas de uma graúna, seus traços genéticos pareciam ser de descendentes de índios. Dayse era seu nome fictício que usou desde que entrou no ramo de meretriz, já no bordel de professora Gilda no famoso Beco dos Cocos. Seu verdadeiro nome é Auxiliadora de Assunção dos Santos, nome este dado por sua mãe caso a menina vingasse. Era Dayse uma mulher sofrida, no seu histórico de vida no sertão seco a beira do Rio São Francisco, aos 13 anos, teve que se vencer para o dono do sítio vizinho ao do seu pai para matar a fome dos seus irmãos menores, era uma carreirinha de irmãos. Dayse chegou à cidade grande com um único intuito, de voltar pra casa de seus pais com dinheiro suficiente para lhes dar boas condições, estava ela disposta a tudo, foi daí que conheceu professora Gilda.
Dagoberto conheceu Dayse num desses happy hour de sexta-feira com amigos da empresa em que trabalha. Juntos resolveram ir a um bar convencional, depois de encherem a cara preferiram se prolongar nos braços de alguma profissional do sexo. O bordel de Gilda era o mais comentado da cidade e pra lá se dirigiram, já passavam das três horas da madrugada, as meninas que lá estavam á disposição demonstravam fadiga pela movimentada noite que tivera. A recusa era incogitável enquanto professora Gilda permanecesse no estabelecimento. Dagoberto logo se interessou por Dayse que ria, disfarçando seu cansaço, logo ela sentou-se ao lado dele, ignorando os amigos, pegou a carteira de cigarro que estava em cima da mesa, puxou um cigarro com os lábios, se dirigiu a ele que prontamente estava com o isqueiro acendendo o cigarro. A disposição de Dayse impressionou Dagoberto, ela percebendo o interesse dele logo o perguntou com ar de devassidão que incorporava, o que rolaria naquela noite, e ele imediatamente respondeu que tudo o que ela desejasse. Ficaram por alguns instantes se olhando e se desejando quando subitamente Dayse pegou Dagoberto pelas mãos e o conduziu para fora do bordel, seguindo em direção a pousada que Dayse tinha acordo.
Ali ficava Dagoberto a admirar àquela mulher já usada por vários homens, inclusive naquela noite, já tinha saciado sua vontade e estava encantado com Dayse, ela o fizera sentir prazer nunca antes sentido. Naquele momento o que importava era Dayse, nem Gioconda nem a outra em nada se assemelhavam com a poderosa e inesquecível Dayse, que iria entrar na sua vida de forma única e imparcial.
Após esse encontro Dagoberto começou a freqüentar o bordel de Gilda semanalmente e não aceitava nenhuma outra meretriz que não fosse Dayse, ficava a esperar horas se fosse possível, mas logo finalizava com Dayse. Ela por sua vez via ali em Dagoberto grandes possibilidades de sair daquela vida e torna-se uma mulher respeitada, mas no seu íntimo desejava Dayse conseguir dinheiro pra tirar seus pais da miséria e Dagoberto não sustentava condições financeiras para tal propósito. Estavam Dayse e Dagoberto entrelaçados, num envolvimento sórdido e recheado de muitas traições e trapaças.

Por: Alisson Meneses de Sá

sábado, 7 de março de 2009

A DISCREPÂNCIA DA EXCOMUNHÃO

No meu tempo de adolescente a igreja católica estava às voltas com movimentos dirigidos para jovens, visando a adesão desses, cada vez mais se desviando do caminho de Deus, nos chamados encontros vocacionais. A igreja por sua vez era vista como uma acalentadora das angustias que por ventura venha sofrer a população. O tempo passa e as concepções do cristianismo ao invés de acompanhar as grandes mutações tecnológicas, regridem no tempo e no espaço, vão buscar lá no medievo o radicalismo na qual a igreja se ergueu. Uma criança de 9 anos de idade, abusada sexualmente por seu padrasto, grávida de gêmeos, correndo grande risco de vida. Texto suficiente para se indignar com as ações cada vez mais impróprias equivalente a um ser humano. A missão da igreja em caso de completa adaptação com o meio moderno, no mínimo seria fazer um trabalho de apoio direcionado a criança e aos familiares, nesse caso em específico, oferecendo o mínimo de conforto possível. Qual o papel da igreja em meio a esse vendaval de acontecimentos trágicos? Resposta: excomungar todos os envolvidos no processo que levou a menina a sofrer o aborto, previsto por lei. Médicos e familiares foram alvos dessa inconsistência arcaica que impõe a igreja católica. Se a lei de Deus está acima da lei dos homens, como afirma o representante legal da igreja, e com toda essa situação a prática do aborto está sumariamente em desacordo com a lei divina, aborto este que está em acordo com a lei dita dos homens. Com isso a igreja nos faz acreditar que a brutalidade do estupro foi uma ação de Deus, numa fenomenal discrepância do que prega os mandamentos bíblicos, ora, se a igreja fica contra o resultado mais brutal que a própria ação do estuprador não tenho como pensar o contrário. Se a igreja tem suas concepções arraigadas num passado negro que está a história da criação da igreja, por que motivo, sabendo do horror que isso causaria, não ficou neutra a tal situação, pois o fato acaba ridicularizando a própria instituição. Daí cada vez mais se torna inevitável o processo de afastamento dos vínculos institucionais religiosos a procura de outros meios diferentes da supremacia católica no mundo ocidental.

Por: Alisson Meneses de Sá

quarta-feira, 4 de março de 2009

UNIVERSIDADES COM MESTRADO (STRICTO SENSU) EM HISTÓRIA

Abaixo segue relação das universidades de todo território brasileiro com mestrado na área de história, para quem tem interesse em dar continuidade aos estudos e a pesquisa da história. Estão também elencadas, abaixo, as linhas de pesquisas mais específica para cada área da história, acompanhados do link da universidade mencionada. Os interessados pesquisem nos link das universidades em pós-graduação, ensino, cursos ou em mestrado, pois algumas universidades se fazem necessário o contato com os membros do curso de cada instituição para obter mais informações quanto aos períodos de lançamento de editais para o concurso.

Divirtam-se...

UFS – Universidade Federal de Sergipe
· Cultura, Memórias e Identidade
· Culturas, Sociedades e Relações de Poder
http://www.ufs.br/departamentos/dhi/pos/esp_historia_cultural/informes.htm
UCSAL – Universidade Católica de Salvador
· História Social e Educação
http://www.ucsal.br/
UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
· Memória, Linguagem e Sociedade
http://www.uesb.br/
UFBA – Universidade Federal da Bahia
· História
· Estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo
· Estudos éticos – Raciais e Africanos
· Ensino, Filosofia e História das Ciências
· Cultura e sociedade
· Comunicação e cultura contemporânea.
http://www.ufba.br/
UECE – Universidade Estadual do Ceará
· Memória, Oralidade e Cultura escrita
· Práticas urbanas
http://www.uece.br/
UFC – Universidade Federal do Ceará
· História (não possui linha de pesquisa específica)
http://www.ufc.br/
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
· Natureza, Relações econômicas – sociais e produção dos espaços
· Cultura e Representação espaciais
http://www.ufrn.br/
UFPA – Universidade Federal do Pará
· História e natureza
· Trabalho, Cultura e Etnicidade
http://www.ufpa.br/
UNB – Universidade de Brasília
· Identidade, tradições e Processos
· Sociedade, Instituições e Poder
· Teoria e História da Arte
http://www.unb.br/
UCG – Universidade Católica de Goiás
· História (não possui linha de pesquisa específica)
http://www.ucg.br/
UFG – Universidade Federal de Goiás
· História, Memória e Imaginários sociais
· Identidades, Fronteiras e Cultura de Migração
· Sertão, Regional idades e Projeto de Integração
http://www.ufg.br/
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
· História, Territórios e fronteiras
http://www.ufmt.br/
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
· Sociedade e Movimentos Políticos
· Estado e Políticas Públicas
· Arte
http://www.ufes.br/
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
· Poder, Mercado e Trabalho
· Narrativas, Imagens e Sociabilidades
http://www.ufjf.br/
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
· História social da cultura
· História e culturas políticas
· Ciência e cultura na história
http://www.ufmg.br/
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
· História cultural
· Política imaginária
· Trabalho em movimentos sociais
· Linguagens, estética e hermenêutica
http://www.ldc.com.br/uniube/
USP – Universidade de São Paulo
· História cultural
· História dos movimentos e das relações sociais
· História política
· História da ciência e da técnica
· Escravidão e história atlântica
· Historiografia e documentação
http://www.usp.br/
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
· História da arte
· História cultural
· História social
· Política, Memória e cidade
http://www.unicamp.br/
PUC – SP – Pontifica Universidade Católica de São Paulo
· História social
· Cultura e trabalho
· Cultura e cidade
· Cultura e representação
http://www.pucsp.br/
PUC – RIO – Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro
· Teoria e historiografia
· História cultural
· História da arte e arquitetura
http://www.puc-rio.br/
UFF – Universidade Federal Fluminense
· Cultura e sociedade
· Poder e sociedade
· Economia e sociedade
http://www.uff.br/
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
· História (não possui linha de pesquisa específica)
http://www.ufrj.br/
UFPR – Universidade Federal do Paraná
· Cultura e poder
· Espaço e sociabilidades
· Intersubjetividades e plural idades.
http://www.ufpr.br/
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
· Relações sociais de dominação e resistência
· Relação e poder político
· Cultura e representações
· Teoria da História e historiografia
http://www.ufrgs.br/
UPF – Universidade de Pato Fundo
· Política e cultura
· Espaço, economia e sociedade
http://upf.tche.br/
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
· História do tempo presente
http://www.udesc.br/
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
· Política da escrita, da imagem e da memória
· Migrações, construções sócio-cultural e meio ambiente
· Relação de poder e subjetividade
· Trabalho, sociedade e cultura
http://www.ufsc.br/
Por: Alisson Meneses de Sá