quarta-feira, 16 de abril de 2008

QUARTA DOS CONHECIDOS COM: THIAGO

APRESENTANDO THIAGO
Quando enviei as perguntas pra Thiago fiquei preocupado no que poderia vir como respostas, mas fiquei tranqüilo, não foi à toa que o escolhi pra ser o segundo na minha lista e como ele mesmo disse: sei onde piso, e isso eu o conheço muito bem, Thiago não arrisca à toa, todas as suas ações apesar de não parecer tem embutido estratégias fabulosas, sem contar, óbvio, na ousadia que lhe é peculiar. Nunca o vi se intimidar por nada, e é por isso que o escolho para ser sempre meu amigo, pois adoro a autenticidade dele. Thiago é tão verdadeiro que muita gente o odeia e às vezes confunde com outro sentimento depreciativo. Thiago resume tudo isso que afirmo nas suas respostas.
BÁSICAS


Nome ou apelido: Thiago/Thiffo
Trabalho com: Livros
Como conheceu Samurai (Alisson): Em novembro de 2003, onde passamos a trabalhar juntos, e amizade dura ate os dias de hoje.

Cor preferida: Azul
Perfume: Sr N
Grife: Não tenho essa frescura, a que eu gostar eu visto!!
Filme: Ps -I love You
Música pra se ouvir a dois: Nua – Ana Carolina
Local Inesquecível: Salvador
Artista plástico e sua obra: Leonardo da Vinci- Monalisa
Desenho animado: Simpsons
Cama: Tem ser prazeroso
Fato histórico: Vitória do Atual Governador do estado nas Eleições de 2007
Cannabis Sativa: Não curto, mais nada contra a quem gosta! Afinal gosto e igual à cú cada um tem o seu ... rs
Site que freqüenta (link do site): www. Orkut.com
Teatro: Preciso ir Mais
Show: Jorge Vercilo
Vasectomia: Acredito que não farei...

CONTINUANDO...

Trilha sonora com... Meu Amor.

Rivalidade com... Ninguém, afinal sei onde piso!

Suaria a camisa por... Meus amigos

Sergipe é... Menor e melhor estado pra se viver...

A política brasileira é... Fraca, poderiam deixar de lado os interreses pessoais, e olhassem mais pro Povo.

Gabeira é... fico com o texto do clodovil “Fernando Gabeira é um político
maconheiro ex-hippie de sexo semi-masculino. Foi expulso do PT por oferecer um "pega" de seu baseado ao presidente Ulysses Guimarães que, após o ocorrido, pegou sua jangada e nunca mais foi visto (suspeita-se que ele se encontra na Jamaica).
Após isso, largou seu lado meio-masculino e fundou um partido de sigla duvidosa, o
PV, que tinha como proposta plantar a Colômbia.”

Sonhei ontem com... Sombra e Água fresca em uma praia bem distante!

Sou viciado em... Web

Na minha vida ta faltando... Ganhar Mais R$!

Madona é... uma cantora, pra mim sem sal !

Só faria ménage à trois com o presidente e a primeira dama se... eu tivesse trebado

Viajar só... e ruim as vezes !

Salvaria Ingid Bettencourt com... pelo tempo deixa ela por lá

Nunca disse a minha mãe que... kkkkkkk ( segredo)

UM OU OUTTRO


Império ou ditadura? - Império
Vinho ou Vodca? – Vinho
Fidel ou Hugo Chaves? - Hugo
Brad Pitt ou Angelina Jolie? - Brad
Música ou Cinema? Cinema
Praia ou Fazenda? Praia
Cash ou Cartão de Crédito? Cartão
Avião ou transatlântico? Avião
Xuxa ou Mara Maravilha? Xuxa
Lula ou Getúlio Vargas? Lula
Peixe ou Vaca? – Vaca
Igreja ou Cabaré?- cabaré
Na chuva ou na Fazenda? – Chuva
Cigarro ou pinga? – Pinga
Rio ou Mar? – Mar
Cachorro ou Gato? – Cachorro
Família ou Amigos?-Amigos
Fátima Bernardes ou Evaristo Costa? Fátima
Índios ou Negros? – Negros
Cauby Peixoto ou Reginaldo Rossi?- Reginaldo
Salvador ou Recife? - SSA
América ou Europa? –América
Chuva ou Sol?- Chuva

QUENTÍSSIMAS


Sexo oral, receber ou fazer? Ambos

Sexo é: Essencial Numa relação

Loucura por amor: Acho que Nenhuma ainda

Dormiria até com: ?????

Jesus era gay?- Prefiro não comentar

Gostaria de fazer sexo quantas vezes por dia? 2x

Na cama adoro... Relaxar

Jamais faria na cama... Não me vem nada em mente!

Situação inusitada na cama: Cochilar enquanto fazia sexo (pense como tava animado, rs)

A três: Depende da Situação!

Virgem: Meu signo

Colonterapia: ótima Alternativa de Higiene!

SE

Se tivesse de dizer algo a um desagravo seu, o que você diria neste momento?
“ Que eu não gosto de recados, que se alguém se tiver ofendido por alguma coisa dita POR MINHA PESSOA, que seja Homem suficiente para chegar e esclarecer, ao invés de ficar dizendo aqui e ali, fatos, estórias que em partes não condiz com a verdade. Pois sou homem de dizer na cara da pessoa tudo o que disse e que digo dela.”

CONCLUSÃO

Thiago em suas respostas demonstrou de fato quem é, soube ser autêntico e não se intimidou com o ser sarcástico. Confesso que já esperava a resposta dada por ele quando perguntado o que faria pra salvar a Ingrid Bettencourt, nossa parece que estava prevendo, sem contar que ele não se deixa influenciar pelos guetos, quando ele responde que Madona é sem sal, da minha cadeira me deu vontade de levantar aplaudi-lo, ele jamais diria o contrário, não que ela seja, porque eu a adoro, mas pelo fato de isso não pertencer ao seu estilo. Mas o ponto forte de sua entrevista foi na resposta de quem é Gabeira, ele foi de um poder, realmente deveríamos ter nascido no império onde você realmente seria um Duque.
Por: Alisson Meneses de Sá

terça-feira, 15 de abril de 2008

EXTRA: FOTOGRAFIAS COMENTADAS

LAGO DA ORLA
Tudo começou assim, chega um depois chega outro, ninguém chegou no horário combinado, mas o importante foi que chegaram. Uma roda era essencial, complementada com muita cachaça que deu um tom especial ao clima de descontração do ambiente.
Eu e Fagner, eu já tinha tomado algumas, por conta de um jogo que sempre acerto, nesse caso quem acerta o número bebe uma dose considerável de cachaça. Eu tomei muitas, Fagner nem tanto.
Miguel foi responsável pela seleta mineira que ele levou, aliás a seleta a priori foi a justificativa para que todos se reunissem no lago para provar a delícia delirante.
Dori estava pau a pau comigo nas doses tomadas, acredito que ela tomou mais, mas virava o copo como uma lady, nem cara feia fazia... já eu...
Esse aí embaixo que não me recordo o nome tomou tantas também que depois colocou a bebida e mais algumas cositas pra fora, coitado, o outro só deu apoio moral, porque se não fosse trágico seria cômico.
No ângulo principal está Angeilton, uma pessoa que ainda não descobrir de quem se trata. Noutro ângulo a cachaça seleta com a dose posicionada em cima dela para o próximo que acertar o apertadinho.
Duque o promoter dos eventos, que tem como função principal ser crítico. Bom esse não tomou muita seleta porque ia trabalhar no dia seguinte. Depois fico sabendo que ele se deu folga.
Bruninho, aí parece tão desolado, mas não se enganem, toma uma pinga da peste. As vezes tento acompanhar mas meu limite é curto. Parabéns Bruno.
Ancejo, nem sei que pose foi essa, pouco tomou da pinga, mas só esperou pro outro dia pra tomar uma cachaça dos infernos e fazer e dizer barbaridades, digna de grandes gargalhadas dadas por mim.
André, a figura das figuras, super irreverente. Todos juntos sábado na sua mansão pra bater parabéns. E toma mais pinga!
Sidney já de copo na mão, pronto pra entornar. Devo confessar que por uma única vez o fiz tomar de propósito. Eu tinha errado o número e achei que ele não estava bebendo muito.
Adriano, uma pessoa especial, tá no meu coração, por antes de o conhecer ter conceitos errôneos. Adoro vê-lo sorrir.
Num sei que cena foi essa, pra Ancejo tá nessa animação toda a coisa deve ter sido boa viu.
Sidney e Adriano, acho que esperando André contar uma pérola. Vejam as expectativas.
Esse aí na escuridão é André, simplesmente ele resolveu limpar o lago e resolveu ir na beirada retirar uma garrafa. E salve a natureza. Dali André. Ele quase fica lá dentro hehehehehehe.
Aí já é Fagner com arte, começou com essa bacia a benzer o povo com a água do lago, pense na raiva do povo, ele quase volta pro lago.
Muniz o último a se incorporar na reunião, estava com uma cara tão cansada, mas se animou depois que provou da seleta.
Um close pra foto. Aí estão quase todos. Mig e Dori já tinha saído e eu estava a conversar com Ancejo, aproveitei tirei essa foto, apesar de todos não estarem olhando pra minha digital. Ficou legal.
Por: Alisson Meneses de Sá

TERÇA RETRÔ EM: ARTE E TORTURA

É salutar a premissa de que arte se acentua mais quando temos motivos plausíveis para interrogar e contestar diante de uma razão social eminente, que extrapola a nossa linha de pensamento restrito ao nosso mundinho de conto de fadas, e passa a ferir nossos sentimentos e os sentimentos daqueles que se indignam com o processo democrático que rege a nação. Foi assim que se procedeu no período da tutele militar no Brasil que tendo projeção internacional no tocante a arte de protesto, a arte reivindicatória, a arte que vai além dos limites territoriais. Vários artistas conseguiram expressar de forma contínua as suas forças de pensamento contra o poder policial e político que estava embutido no exercito brasileiro, com claros objetivos de organizar o país que estava em vias de um socialismo preocupante, o que ia de encontro com a ordem nacional, assim restaurada pelos ditatoriais da força armada. Dia 13 de abril completamos 32 anos das denúncias dos irmãos Duarte contra as torturas desumanas sofridas pelos mesmos. Ronaldo e Rogério Duarte, cineasta e artista plástico, respectivamente, após desistirem de assistir a missa de 7º dia da morte do jovem Edson Luis na Candelária, foram pegos por policiais não identificados, onde estes os levaram pra um local deserto e assim começaram a realizar as primeiras torturas, em seguida foram levados pro quartel onde se efetivaram outros tipos de torturas, este de conteúdo psicológico, a polícia por sua vez nega as ações, mas os hematomas impregnados no corpo dos irmãos comprovam as agressões físicas. A sorte que teve os dois irmãos, se é que podemos chamar isso de sorte, foi de ter sobrevivo, pois muitos foram desaparecidos, como aconteceu com o filho da estilista Zuzu Angel, estilista de renome, nome e sobrenome internacional, que figurou lá fora seu rancor pelas formas antidemocrática que se desenhava no seu país, apresentando em um desfile em Nova Iorque com pássaros engaiolados, balas de canhão disparadas contra anjos, figuras de quepes militares e crianças macilentas segurando pombas negras, onde a figura do anjo simbolizava a pessoa de seu filho perdido, Stuart Edgar Angel Jones. Zuzu, segundo relatos era uma mulher muito tímida, recatada, de padrões comportamentais singelos e que após o episódio do desaparecimento de seu filho incorporou uma mulher jamais vista o que se resume na frase dita por ela antes de morrer num acidente de carro: "Libertei-me da inquietação de não saber quem sou e de não saber até onde posso chegar. Agora, conheço melhor as pessoas e reconheço também a minha força". Zuleika Angel Jones.

Por: Alisson Meneses de Sá

segunda-feira, 14 de abril de 2008

SEGUNDA CRÔNICA EM: UMA SÚBITA DEPRESSÃO

Hoje venho aqui pra externar algumas situações que foram por demais inconvenientes pra mim na noite de ontem e graças a uma nobre caneta e um caderno surrado que me foi emprestado, assim pude registrar muitas coisas que loucamente vagava por meu cérebro, deixando simplesmente de ser mero conteúdo de sentimentos e passando para a posteridade, onde só desejei está frente a frente do meu PC postando todos os sentimentos que externarei aqui no meu blog. Escrevi os primeiros rabiscos deitado na cama que me foi cedida para passar a noite de ontem pra hoje, enquanto uma tomava seu banho para se entregar posteriormente ao seu novo caso que na sua cama estava, aguardando-a, pronto pra lhe cobrir de p... No quarto, a outra ascende incenso de mingau, aguardando a outra terminar o banho e assim entrar para sua vez, era com esta segunda que eu iria dividir a cama de casal dela, já que eu estava ocupando a cama de casal da sujeita que estava dentro do banheiro. Escrevi com uma sensação de angustia muito forte dentro de mim, uma coisa que muito raramente me acontece e quando aconteceu nunca me senti assim, tão de baixo astral, com uma tristeza imensa dentro de mim, que saia do coração e aquilo doía, mas doía muito, as lágrimas teimavam em querer escorrer por entre minha face mas meu sentimento era mais duro do que eu jamais poderia esperar e segurei-a, talvez fosse até louvável se eu soltasse tudo aquilo, num grito de desespero.
Tudo começou quando estávamos ainda dentro do bar, a cantora estava se despedindo, cantando suas últimas canções, fazendo uma homenagem ao dia do beijo, embalando os casais ali presentes com cantigas românticas, do estilo Maria Betânia e Alcione, dentre outras. A minha frente estava um casal, amigos meu, estavam sendo embalados pela música, dançavam agarrados, se beijavam e se esfregavam, ascendendo às chamas de uma paixão que perdurava por um ano e alguns meses, mais adiante estava outro casal, um fazia parte de meu núcleo de amigos o outro tinha o conhecido dia antes e os dois já estavam se entregando a um sentimento nobre chamado paixão, também envoltos naquele clima propenso pra o amor. Eles se climatizavam e faziam jus ao pedido da música, fiquei ali sentado, observando toda aquela movimentação, todo aquele jogo de corpos se espalhando por aquele espaço, e num outro espaço, estavam sentados mais outro casal, nenhum deles fazia parte da minha vida, aliás, um deles já fizera parte. E foi observando esse terceiro casal que subitamente me vi interpretando um personagem vilão de qualquer novela das oito, num sentimento cruel e invejoso que ali fui submetido. Comecei a imaginar aquela situação comigo, ali sentado naquela mesa, fazendo par como um casal perfeito, demonstrando felicidade pra todos que nos conhecia. Tudo isso seria concretizado se não fosse a minha infantilidade de outrora, a minha necessidade de envolvimento com outros corpos e outras mentes. Sentir-me cruel por ainda provocar naquele casal uma série de interrogações, pois são nítidos os olhares que me perseguem quando passo, e assim fiz provocar. De uma sinto um remorso, algo que ficou engasgado no passado, de outro percebo a desconfiança e a incerteza diante de toda aquela situação que ficou. O que parece de fato é que quando estão sem se cruzar com a minha pessoa, vivem num mar de rosas, em perfeito estado de casal, quase intocáveis, mas quando cruzo os seus respectivos olhares parece que a coisa desanda algo de nebuloso repousa sobre suas cabeças e logo, logo o ambiente fica sufocante pra eles e assim saem daquele espaço, como se tudo fosse desandar depois dali, tendo como assunto principal de discussão o olhar ou não pra mim. Comecei a fazer algumas retrospectivas e no dia anterior foi primordial, pois tinha cruzado com exs e naquela noite também, comecei a vislumbrar situações de porque está ali solteiro com tantas oportunidades já surgidas. Comecei a conotar um desajuste da minha parte, e imaginar um lado cruel naquilo tudo, que aquele meu jeito provocador era proposital, não só naquele casal, mas nos outros também, que sempre ficam a me observar, com o tempo que as músicas tocavam, e com os casais amigos a minha frente a se entregar a paixão e olhando para aquele terceiro casal que se perturbavam com a minha presença ali, fiquei achando tudo àquilo irreal pra mim, como se naquela situação nada combinasse comigo, nada se encaixasse e foi batendo aquela tristeza, que ainda hoje sinto os resquícios, com menos intensidade, mas que ainda restou alguns questionamentos que não calarão por algum tempo e me perseguirá.

Por: Alisson Meneses de Sá

quinta-feira, 10 de abril de 2008

QUINTA DE QUINTA EM: MONSTRO SERGIPANO NAS ALAGOAS

É de ficar estarrecido com as notícias trágicas que cada vez mais nos chega com certa freqüência, e o que é pior, sempre com crianças, o que de fato nos deixa em estado de completa incredibilidade no ser humano, como pessoa dotada de condições sociais para viver numa sociedade, sobre a premissa do ser cidadão, que respeita acima de tudo os princípios éticos e humanos da civilização, acompanhando, assim, a sua época. Parei ontem minhas pesquisas históricas e meu bate papo para me posicionar a frente da televisão e ver e ouvir indignado a reportagem que ali se delineava no telejornalismo local: “Empresário sergipano é preso em Alagoas, acusado de estuprar uma menina de 8 anos de idade”. O meu estado de completo estarrecimento não parou ali, quando vi a imagem do monstro, que tinha mais ou menos 2 metros de altura. Prefiro não imaginar os absurdos que a pobre garota presenciou antes de a polícia chegar ao motel onde foram encontrados, os apuros e as angustia daquela menina, indefesa, os traumas que ficarão registrados por toda uma vida, as vozes que ficarão gravadas na memória como um botão descontrolado de uma rádio, sempre ao seu ouvido, fazendo lembrar-se de todos os momentos dolorosos.
O outro viés está no tocante ao convívio familiar, onde os pais daquela garota levam sim uma pequena parcela de culpa em toda essa situação, por conta dos desajustes que vivem a família da garota. Em depoimento a mãe disse que a filha estava na casa da tia, e que a garota tinha fugido para um parque de diversão. Que espécie de família é essa que não controlam os caminhos de uma garota de oito anos, inocente, sem estrutura de se posicionar na vida sozinha? Haja vista que tudo ocorreu por volta das três da madrugada. É claro que não podemos desmerecer o ataque do monstro à garota, mas acredito que isso seria minimizado, ou quem sabe retardado, se a família tivesse uma estrutura condizente da sociedade contemporânea.
No meu ver a menina não estava na rua, caminhando sem destino na madrugada sem nenhum objetivo, óbvio que ela estava querendo algo, não digo no sentido sexual, pois acredito que seja ainda um fator meramente desconhecido pra ela, o que quero dizer é quanto a algo que pudesse talvez matar sua fome, ou então, como a mãe falou que ela tinha fugido pra ir ao parque, quem sabe ela não queria dinheiro pra se divertir no parque e se viu na mão daquele monstro para suprir esse desejo, que na verdade se tornou um pesadelo.
O mínimo que poderia vir a ocorrer pra este monstro seria a cadeia especial, por ter um curso universitário, mas, sinceramente, do fundo do peito e sem nenhum rancor, gostaria que esse monstro fosse parar no caldeirão, junto com milhares de presos que não perdoa estupradores, pagando na mesma moeda, onde os presos sedentos por sexo empurram no ânus coisas inacreditáveis, depois de satisfazerem-se sexualmente com seus próprios membros. Alguns desejam a morte, mas a meu ver a morte seria injusta, porque ele não pagaria pelo crime em vida, não sofreria o suficiente, como fez sofrer a garota. É certo que as contas com Deus serão pagas, mas não sabemos como será paga, queremos ver pela lei dos homens na terra a lei do olho por olho, dente por dente ser efetivada.
Sem contar que este monstro é casado e tem uma filha na mesma idade, onde levo a crer que isso não deve ter ocorrido uma única vez, e que essa filha deve ter muita história pra contar.

Por: Alisson Meneses de Sá

quarta-feira, 9 de abril de 2008

QUARTA DOS CONHECIDOS COM:

MIGUEL VENTURA


Iniciando as quartas dos conhecidos, que tem como intuito instigar algumas teorias das pessoas na qual convivo e trazer pro campo da evidência, tornando-a pública e para os mais questionadores, críticas, não tomando como algo inconsciente nem irrelevante, pois a espontaneidade em muito nos revela.
Para iniciar nessas quarta dos conhecidos convidamos o professor universitário e de línguas Miguel Ventura para abrir o mês de abril, onde podemos conferir logo abaixo tudo o que nos convém perguntar e a ele só cabe responder.

BÁSICAS


Nome ou apelido: Miguel (Mig)
Trabalho com: Professor
Como conheceu Samurai (Alisson): Somos primos não de sangue, mas sim de coração. Conhecemos-nos há muito tempo, mas de 10 anos para cá a amizade foi intensificada.

Cor preferida: Azul
Perfume: Dolce & Gabbana feminino
Grife: Embora não use, mas gosto muito das peças de Dolce & Gabbana
Filme: Bubble, posso dizer outro? - Pequena Miss Sunshine
Música pra se ouvir a dois: Ne me quitte pas - sempre.....
Local Inesquecível: Nashville - TN - USA
Artista plástico e sua obra: hein?
Desenho animado: X-men
Cama: enorme ...... sempre
Fato histórico: A primeira eleição ganha por Lula para presidente
Cannabis Sativa: nunca
Site que freqüenta (link do site): www.madonnaonline.com.br
Teatro: sempre que posso - assisti semana passada uma peça do comediante bahiano Renato Piaba, que é mais que comédia é putariaaaaaa muita!!!!
Show: Vanessa da Mata - os três últimos.....onde ela estiver e que eu possa ir....irei sempre..
Vasectomia: Não.....pra q???????

CONTINUANDO...


Trilha sonora com...muita Maysa.....e o próximo CD da Madonna que chegará agora no final de abril.

Rivalidade com...A minha falta de credibilidade no meu potencial.

Suaria a camisa por...minha mãe

Sergipe é...encantador.

A política brasileira é...algo que me deixe triste

Gabeira é..deputado.

Sonhei ontem com... minha amiga Flora....alguém que com certeza preciso reencontrar.....

Sou viciado em... Música

Na minha vida ta faltando...nada!!!

Madonna é...Minha musa, alguém que eu venero....

Só faria ménage à trois com o presidente e a primeira dama se...eu ganhasse um cartão corporativo....

Viajar só...é bom.

Salvaria Ingid Bettencourt com...próxima?????

Nunca disse a minha mãe que...a amo....ela merece ouvir todo dia essa frase.


UM OU OUTTRO


Império ou ditadura? Império
Vinho ou Vodca? Vinho
Fidel ou Hugo Chaves? Fidel
Brad Pitt ou Angelina Jolie? Brad Pitt
Música ou Cinema? Música
Praia ou Fazenda? Praia
Cash ou Cartão de Crédito? Cash
Avião ou transatlântico? Avião
Xuxa ou Mara Maravilha? Mara Maravilha
Lula ou Getúlio Vargas? Lula
Peixe ou Vaca? Vaca
Igreja ou Cabaré? Cabaré
Na chuva ou na Fazenda? Na chuva
Cigarro ou pinga? Pinga
Rio ou Mar? Mar.
Cachorro ou Gato? Cachorro
Família ou Amigos? Amigo
Fátima Bernardes ou Evaristo Costa? Fátima Bernardes
Índios ou Negros? Negros
Cauby Peixoto ou Reginaldo Rossi? Reginaldo Rossi
Salvador ou Recife? Salvador
América ou Europa? Europa
Chuva ou Sol? Chuva

QUENTÍSSIMAS


Sexo oral, receber ou fazer? F.

Sexo é: sentir, pegar, beijar, gozar.....

Loucura por amor: 8 buquês de rosas para celebrar a data do nosso aniversário de namoro.

Dormiria até com: Silvio Santos

Jesus era gay? Não

Gostaria de fazer sexo quantas vezes por dia? 2...

Na cama adoro...sentir o desejo da pessoa por mim.

Jamais faria na cama...com algum familiar.

Situação inusitada na cama: dei um tapa na cara de alguém e a pessoa não curtiu...kkkkkk

A três: é uma boa pedida.

Virgem: Nada

Colonterapia: Sempre.

SE


Se tivesse de dizer algo a um desagravo seu, o que você diria neste momento? "I'm not your bitch, Don't hang your shit on me"..... (Não sou sua puta, não jogue sua merda em mim) Madonna (Human Nature).


CONCLUSÃO


Miguel poderia ter dado mais as perguntas efetuadas, não ficando somente na objetividade, deixou a desejar algumas perguntas, onde poderia transformá-las em verdadeiras manifestações de crítica ou cômicas, faltou a autenticidade. Num sei por que tanto medo de responder singelas perguntas.

Na próxima edição teremos Thiago Duque respondendo as perguntas do samurai.

Por: Alisson Meneses de Sá

terça-feira, 8 de abril de 2008

TERÇA RETRÔ EM: TEMPO DE DITADURA

A intelectualidade brasileira anda meio capenga por conta da falta de estrutura diretiva que proporcione aos espectadores um interesse sobre tudo o que acontece no país, assistindo de forma passiva aqueles que um dia se fizeram de partes inerentes nos centros acadêmicos governarem a nação e não verem a partir daí possibilidades de avançar na luta contra as injustiças sociais, uma vez sonhadas no passado e desestimulada hoje no tocante ao cansaço mental para conseguir resultados formais no campo político, inclusive.
Percebo nitidamente que a ditadura foi uma forma ilegal de se adquirir justiça organizacional no país, mas foi através da brutalidade lá existente que podemos retroceder saudosamente naquilo que se chamamos de evidência artística e intelectual em tempos de terror, onde alguns autores históricos relatam evidentemente o grande interesse da população em acompanhar através de jornais, televisões e rádios o embate entre os universitários e operários que formavam o lato intelectual contra a forma militar e política, esses dois últimos somados numa única instituição chamada Estado, lhe atribuindo poderes relevantes nessa contenção de interesses, o que vai lhe auferir anos e anos no poder. Com isso podemos perceber um grande número de despontamentos literários que surgem no bojo dessa casuística e inflamada participação popular, oferecendo aos grandes pensadores condições e reconhecimentos daquilo que se é produzido.
Talvez eu também me apaixonasse por Mário Jorge, poeta sergipano. Quem sabe também não tivera o conhecido naquela corrida de velocípede e ali pudesse perceber a sua capacidade. Seríamos amigos, como também seria de Wellington Mangueira e Ilma Fontes. Estudaríamos juntos no Atheneu e junto com ele seria expulso. Explode a ditadura e temos razões mais que reais pra lutar contra uma situação e expor nossas idéias. Foi assim com Mário Jorge, alguém que literalmente soube viver cada segundo da década repressora e soube expor como ninguém no estado suas condições de militante contra a imposição na qual éramos obrigados a viver. Quem sabe, seria eu quem fosse junto com Mário Jorge fazer planfetagem no centro da cidade e ajudá-lo a divulgar suas poesias de protesto social, também iria me indignar com a morte do jovem Luis no Rio de Janeiro e estaria dentro das manifestações de repúdios aquele modo ilícito de se governar e com todo orgulho seria preso no 28BC e sofreria as barbaridades sofridas nas cadeias em tempos de ditadura, mas teria hoje orgulho da minha época, porque pude lutar.
Sofremos com essa perda de patriotismo, por termos do que gritar e contestar, mas não temos forçar para tais condições, pois acreditamos ainda, de forma passiva, que o país está em vias de bons resultados. Óbvio, demos um salto enorme quanto ao sistema democrático, mas ainda faltam. Os populares em nada se indignam quando se vêem surrupiados pelas máquinas administrativas e recebem de bom agrado as notícias que sem intervir substancialmente. Os intelectuais se calam diante da situação. Os do passado estão cansados e os novos não têm onde se espelhar e os poucos que ainda sobram dessa precariedade ficam sujeitos as mesmices da literatura, em muito escrevendo para a intelectualidade e não mais para os populares.
A amizade era algo que estava embutido nas pessoas, e é justamente nesse período que podemos verificar a grande quantidade de relatos quanto a uma eternizarão daquilo que hoje as pessoas pouco valorizam, que é o saber nutrir uma verdadeira e saudável amizade, voltados sempre para a arte de interagir, envolto de ótimos textos e discordâncias factuais. É poder observar nos olhos de Ilma Fontes as lágrimas virem a escorrer por entre seu rosto branco com pingos de sinal por lembrar-se da vivência com o poeta Mário Jorge e também se imaginar naquela posição como também poder escutar Wellington Mangueira dizer apaixonadamente que Mário pra ele foi uma grande paixão e não perceber nessa expressão nenhuma insinuação maldosa e invejá-lo por não fazer parte daquele momento tão especial.
É trágico saber que o passado vai sempre está ali, pronto para ser estudado e pesquisado, mas que nunca poderá ser vivido.

Por: Alisson Meneses de Sá

quinta-feira, 3 de abril de 2008

QUINTA DE QUINTA EM: AUTENTICIDADE

Taí... estava eu escrevendo sobre as Farc, (Força Revolucionária Colombiana), quanto as formas incabíveis, desumanas e ilegais de se fazer política, quando tive que subitamente falar sobre outro tema, tema este que desde a Semana Santa me vem contornando, aprimorando e dando a esse tema um conceito mais real do seu verdadeiro significado.
Segundo o dicionário da língua portuguesa, Autenticidade é: (authenticidade), s. f. Qualidade de autêntico, que nada mais é do que (authentico), adj. Que é do autor a quem se atribui; que faz fé; verdadeiro, certo; genuíno; legalizado. (antônimo: falso, apócrifo. C.f. autêntico, do verbo autenticar).
A tá, pensei que o significado de autenticidade era outro.
Aprofundo-me ainda mais quanto a teorizar o termo autenticidade na conjuntura social em que vivemos no tocante a realidade crua e nua que ela pode se transformar quando decifrada ao pé da letra e não só fazendo suposições literárias do que esse termo possa ser ou se tornar quando inserida num ser.
Quando o dicionário me diz que o Antônimo do termo autêntico é falso, eu levo a crer que de fato meus amigos têm razão quando usa essa prerrogativa, de se intitularem autênticos natos. Devo confessar que agora, com mais força, sinto essa característica sobre cair nas suas cabeças, pois, realmente são autênticos, já outros que se dizem ser autênticos confundem, acham que o termo falso está embutido no sinônimo de autêntico, o que na verdade faz parte somente do termo quando usada no seu antônimo, ou seja, de significado oposto. Mediante essa premissa é relevante salientar que a autenticidade é quando você incorpora essa característica verdadeira da palavra e não se deixa levar por convenções sociais que façam confundir os termos.
Exemplificando ainda esse contexto, quando não vamos de acordo com alguns comportamentos humanos, a autenticidade ele nos permite a ser verdadeira, mas talvez a verdade não seja algo que nos convém naquele instante, em seguida temos como instinto de autenticidade um certo ou um completo afastamento desse comportamento incomum, isso é chamado de seleção natural, nesse contexto, para não entrarmos num conflito generalizado, o afastamento é um fator preponderante do que é ser autêntico, já que ele fica mais nítido e sacralizado quando o atrito naturalmente ocorre. Em contrapartida, quando nos vemos em desacordo com as propostas oferecidas, com os tipos de comportamentos que vão em contraponto a nossa perspectiva e diante disso, desse parecer de confronto preferimos ser apaziguadores artificiais da situação, o termo autenticidade perde por completo o seu poder, pois está aí embutido o seu antagonismo que é a falsidade, pois não temos forças nem coragem pra esbarrar naquilo que as convenções nos proporciona. Diante dessa segunda perspectiva a fraqueza é nítida, o que mais uma vez minimiza as chances da autenticidade, porém a partir daí seu campo de defesa é mínimo, seu campo de ataque é propício e as probabilidades do invasor destruir seu território e cada vez maior, passando de um simples autêntico para um mero bobo da corte.
Não que eu seja um admirador perspicaz dos desafetos e das intrigas pessoais, só acredito que as verdadeiras pessoas se concretizam num amplo significado do termo autenticidade quando elas deixam de lado essas prerrogativas de inocência e se atrevem naquilo que de fato acreditam, por exemplo, amar a si próprio. Talvez a ação de ser autêntico esteja na verdadeira sabedoria de deixar se amar, como se ama o olhar a lua no céu estrelado ou as sinfonias românticas que melodiaram os romances apaixonados de outrora.


Por: Alisson Meneses de Sá

quarta-feira, 2 de abril de 2008

QUARTA DOS CONHECIDOS: INÍCIO

Por conta dos pouquíssimos comentários acerca da quarta artística, e tendo como prioridade satisfazer o público leitor, venho comunicar a mudança da quarta artística para a quarta dos conhecidos, que nada mais é do que uma bateria de perguntas feita por mim a pessoas conhecidas do samurai, onde a partir dessas perguntas eu farei uma análise sobre o que foi respondido.

A partir da próxima quarta (09/04/08) iniciaremos a exposição dos entrevistados. E já pra criar expectativa aos leitores que acompanham o blog do samurai mostrarei aqui as personalidades do mês de abril que abrilhantará a página.




Miguel Ventura
Dia 09/04/2008

Thiago Duque
Dia 16/04/2008

Fagner Minogue
Dia 23/04/2008

Bruno
Dia 30/04/2008